Estamos construindo o site oficial da ENGENHO contendo estas e muitas outras informações para você.
Brevemente divulgaremos o novo link.
Coordenação ENGENHO.
Desperte toda a engenhosidade que existe em você.
Faça ENGENHO.

Chancelas - Parcerias - Clientes

Conheça a ENGENHO e seu mercado de atuação

ENGENHO - Escola de Negócios, Gestão e Ensino Na Hospitalidade, contempla diversos cursos de extensão, capacitação, assessoria em graduações tecnológicas no setor, e MBA, de criação e gestão da M/PMG.H (Marketnews).
.
O setor de hospitalidade aporta as áreas de turismo, hotelaria, restauração (gastronomia/alimentos/bebidas), agências de viagens e turismo, transportes, eventos e todos os pertinentes a receptividade e bem-estar do turista externo e interno.
.
O objetivo da ENGENHO é a formação e capacitação de "mão de obra" especializada e gabarita, com conteúdos na área de gestão e administração de negócios e serviços ligados a hospitalidade, com enfoque no empreendedorismo, administração produtiva de serviços do setor, onde o aluno tanto poderá estimular a sua empregabilidade neste setor (** leia descritivo abaixo), como a formação de profissionais aptos a ter seu próprio negócio.
.
Cada curso é voltado a trabalhar aspectos socioculturais, econômicos, ético-comportamentais, práticos e de gestão, privilegiando o desenvolvimento de competências e vinculação de conhecimentos, habilidades técnicas, práticas e atitudes; e são propostos para pessoas/profissionais que buscam qualificação em preparo e gestão para esta área, através de um “mix” de disciplinas desenvolvidas para o ambiente corporativo da hospitalidade, tais como logística e distribuição, gestão de food service, segurança alimentar e código sanitário, comunicação direcionada, empreendedorismo, gestão de pessoas, hotelaria, e outros.
.
Em Associação na Cooperação Técnica com a UCP - Universidade Católica de Petrópolis, serão lançados em 2011, diversos cursos de extensão no mercado, alguns até em áreas inéditas, ministrados por profissionais de referências nas áreas.
A categoria de MBA também será iniciada em 2011.

Highlight do Mercado (**)

Somente a área de restauração responde por 8% dos empregos no país, equivalendo a quase seis milhões de vagas e reflexo de 2,4% do PIB, segundo a Abrasel.
Já na área de Hospitalidade, conforme dados do IPEA, em dez/2007 existiam 1,9 milhão de trabalhadores vinculados as atividades características da área, representando 2,5% do total de ocupados na economia brasileira.
No período compreendido entre dez/2002 a dez/2008, houve um crescimento de 3,1%, sendo superior ao crescimento de ocupação total da economia de 2,6% aa, com ênfase nos setores de hospedagem e alimentação.
As regiões Sudeste e Nordeste concentram mais de 70 % do total de trabalhadores no setor, sendo que só a região Sudeste responde por mais de 50% dos trabalhadores formais.
Investidores nacionais e internacionais aportam novos recursos no setor, na construção de hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos, além de grupos de alimentação do exterior em sistemas de franquias que analisam as condições para se expandir em nosso mercado resultando cada vez mais na necessidade e demanda de profissionais capacitados e aptos as contratações.Segundo dados da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela FGV para o MTur, é informado que especificamente o setor de Turismo aumentou em 7% os postos de trabalho em 2009, e a previsão para 2010 é de mais 4,9% de novas contratações no ano, vislumbrando a ampliação de negócios no setor estimulados pela recuperação do crescimento da economia brasileira e, em menor escala, da internacional.
O Brasil, hoje é considerado a 13ª economia do turismo no mundo e deve ser, em 2010, o 7º país no mundo em que o turismo gera mais empregos, em termos absolutos – nas previsões do WTTC, que reúne os maiores empresários de turismo do mundo, segundo avaliação da EMBRATUR.
E todo este real, presente e promissor cenário ainda contempla a geração de demandas provenientes da aquisição para o país de megaeventos esportivos, desde 2009, como os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa do Mundo FIFA de 2014 que, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a expectativa é de geração de 3,6 milhões de novos postos no país; Copa das Confederações de 2013, Jogos Olímpicos 2016 e dos Jogos Para-Olímpicos de 2016.
A expectativa é que em um mês 500 mil turistas – 10% do total que o país recebe em um ano inteiro – acorram às cidades onde acontecerão a Copa do Mundo FIFA de 2014, segundo dados do Ministério do Turismo.
Mas apenas investimentos e expansão no Setor de Hospitalidade com o aporte de novos complexos hoteleiros, restaurantes e similares, e atração de mega-eventos internacionais, não se bastam se não houver profissionais altamente qualificados ao atendimento do exigente público turístico.
Todos estes fatos favorecem o cenário e ambiente para a formação dos novos especialistas e profissionais, como ferramenta indispensável para o êxito e sucesso empresarial e pessoal. Desenvolve-se a ENGENHO.

Conteúdos dos cursos de MBA

Em breve

Conteúdos dos cursos de CAPACITAÇÃO

Veja Cursos de Extensão.
Conteúdos desenvolvidos conforme demanda de negócio e área solicitada.

Conteúdos dos cursos de EXTENSÃO

Fotografia na Gastronomia – sua foto do básico até a capa da revista!
Aromatologia Gastronômica
Comunicação Oral e Expressiva voltada para a Hospitalidade
Embalagens cartonadas – aplicações e importância na Gastronomia
Inglês para o atendimento a Hospitalidade (serviços, comércio, turismo, hotelaria, restauração e outros)
Iniciação a Prática de Sommelier e Visão de Enofilia
Introdução a Gestão de Restaurantes, Bares e Similares
Introdução a História da Gastronomia
Marketing para o Turismo Receptivo
O Uso da Lingua Portuguesa para a prática da Hospitalidade
Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor na Indústria da Hospitalidade
Sua nova profissão: Interrelacionista Empresarial (hostess/host)
Turismo Receptivo - Foco Operações
E outros, em breve.

Título: Fotografia na Gastronomia – sua foto do básico até a capa da revista!

Descritivo: Apresentação dos conceitos mais básicos de equipamento até a linguagem usada hoje em imagens de alimentos.
.
Perfil Profissional e Mercado de Trabalho: Este profissional pode trabalhar tanto na área jornalística, documentando fatos, como na área comercial, fotografando produtos, alimentos, bebidas e outros tanto para acervo próprio como para agências de publicidade, outdoor, publicações em revistas, jornais, sites, livros e outros. Os profissionais mais qualificados são requisitados a todo o momento, e no mercado surgem vagas em várias áreas, sobretudo na publicitária. Jornais, revistas, editoras de livros, agências de publicidade e sites mantêm sua equipe de fotógrafos contratados, pois precisam deles o tempo todo. Também pode atuar na edição e manipulação de imagens com ajuda de softwares de computadores, dentre outros.
.
Público-alvo: Interessados em fotografia e gastronomia
.
Objetivo: Introduzir o aluno neste ramo tão abrangente.
.
Conteúdo programático:
Comunicação não verbal/linguagem não escrita;
História da Fotografia;
Funcionamento do equipamento;
Sintaxe Fotográfica;
Composição;
Estudo da Luz;
Diversos temas em fotografia;
Apoio de Software;
Mercado de trabalho;
Portfólio e Marketing Pessoal;
Ética Profissional;
Trabalhos práticos.
.
Pré-requisitos: Câmera fotográfica
.
Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.–
.
Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada – preparação de apostila.
Metodologia: Exposição oral, projeções e exercícios práticos.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: o profissional que ministrará as aulas é especialista no tema e possui ampla experiência no cenário há mais de 20 anos, desempenhando funções e trabalhos para os mais importantes títulos do mercado editorial brasileiro. Atua diretamente para o mercado hoteleiro e de restaurantes, assessorias de imprensa e agências de publicidade, mercado editorial, dentre outros.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Aromatologia Gastronômica

Descritivo: A Aromatologia Gastronômica é o estudo dos óleos essenciais e suas diferentes estruturas químicas, direcionado à aplicação em gastronomia.
Óleos Essenciais são princípios voláteis, altamente concentrados, com efeitos terapêuticos, extraídos de plantas aromáticas. Atualmente estas substâncias são amplamente estudadas e chamam a atenção por sua diversidade de aplicação tanto na área de saúde, setores industriais, cosméticos, perfumaria, como em alimentos e bebidas.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Profissionais e estudantes na área de gastronomia são beneficiados por adquirirem um conhecimento de caráter inovador que traz requinte e diferentes sabores as criações gastronômicas que podem variar desde drinks, aperitivos até saladas e pratos principais diversos, quentes e frios.

Público-alvo: Pessoas interessadas em gastronomia, Chefes de cozinha, estudantes de gastronomia, outros.

Objetivo: Trazer ao público o conhecimento sobre o uso dos óleos essenciais com segurança e destreza no preparo de alimentos e bebidas, e na elaboração de pratos mais saudáveis e saborosos.

Conteúdo programático:
Emprego dos óleos essenciais na culinária
Estudo de 20 óleos essenciais
Estudo de 05 carreadores
Métodos de extração
Estrutura química
Atuação sobre o organismo humano
Atuação sobre o estado psicológico e comportamental
Indicações e contra indicações
Receitas e combinações
Visão do Mercado

Pré-requisitos: Ensino Médio

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada – preparação de apostila.
Metodologia: Ao longo das aulas serão abordados o conceito de óleos essenciais, estudo das estruturas químicas dos mesmos, seus efeitos no organismo humano e sua utilização em culinária. O ensino tem foco na dinâmica de grupo, interatividade e utilização de recursos visuais, bem como, do contato direto com tais substâncias para o treinamento do olfato dos estudantes.

Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: o ministrante atua na Indústria de Bem Estar há quase 20 anos. Possui formação e especialização nacional e internacional em Aromatologia, desempenhando trabalhos para grandes marcas internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior
.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Embalagens cartonadas – aplicações e importância na Gastronomia

Descritivo: Conceituar e ampliar a capacidade de informações a respeito do universo Gourmet no que diz respeito a identidade visual e comercialização de produtos, capacitar o aluno a criar e aplicar conceitos e padrões metodológicos de embalagens e papéis, tornando-o apto a tomar decisões quanto ao uso correto de cada produto e suas formas de aplicabilidade e comercialização. Este curso foi, ainda, desenvolvido com o propósito de multiplicar e expandir o conhecimento sobre embalagens, seu mercado e aplicabilidades, condensando informações que partem da concepção, design, materiais, processos de transformação e sua utilização, porque a embalagem certa não depende só do tipo de material escolhido. Sua principal função é a proteção do produto que ela envolve, permitindo um transporte adequado, entre outras funções.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Área com reais perspectivas de carreira, pois o mercado valoriza profissionais com informação, visão e prática qualificada. O aluno terá capacidade de se reciclar e se adaptar às novas tecnologias e aos ambientes impostos pela dinâmica do mercado de Alimentos e Bebidas. Receberá conhecimentos técnicos e habilidades para ampliar a perspectiva de realizar, implementar e gerenciar seu próprio negócio ou participar de empresas e empreendimentos de terceiros e, principalmente, oferecerá uma gama de informações necessárias ao empresário, funcionário e outros do setor de alimentos e bebidas que tem em sua rotina funcional esta obrigação e/ou precisam se interrelacionar com a área de seleção, contratação e compra destes materiais nas empresas em que trabalha.

Público-alvo: Interessados em designers, nutrição, fornecedores de alimentos, empresários, chefs e produtores gastronômicos, dentre outros que buscam informações e formas de metodologia corretas para a aplicação de embalagens em alimentos

Objetivo: Proporcionar ao participante do curso noções básicas de como desenvolver um designer de embalagem correto para um alimento utilizando embalagens cartonadas, obedecendo aos critérios metodológicos coerentes e tendo uma visão de mercado que identifique e compreenda as tendências sociais atuais e, principalmente, ofertar uma gama de informações necessárias ao empresário, funcionário e outros do setor de alimentos e bebidas que tem em sua rotina funcional esta obrigação e/ou precisam se interrelacionar com a área de seleção, contratação e compra destes materiais nas empresas em que trabalha, proporcionando uma visão e conhecimento das reais técnicas e necessidades que melhor se enquadram em suas categorias, produtos e serviços, preparando-o para manter um diálogo consistente e objetivo na hora da decisão de execução/compra.

Conteúdo programático:
Características e Perspectivas do design de embalagens cartonadas na alimentação
O consumo doméstico, comercial, pequeno porte, coletivo institucional e de grande escala
Fatores extras alimentares determinam o foco do design
O food design
Universo Gourmet e as Embalagens Cartonadas
Criação ou Reformulação da Identidade Visual
Embalagens Valorizam o Produto – “appetite appeal”
Delivery gastronômico
Embalagens vestem o produto
Comunicação nas gôndolas
Cartões para Alimentos: Tipos, Conceitos, Layout apropriado, Impressão e Acabamento.
Avanços tecnológicos: Embalagens e Preservação do DNA Gastronômico
Cartonagem e desenvolvimento de Embalagens
Métodos básicos e nomenclatura de embalagens cartonadas
Modelos clássicos e novos designs de comunicação visual das embalagens de diversas categorias de alimentos e bebidas
Atenção ao escolher o papel cartão próprio para microondas
Principais vantagens das embalagens cartonadas
Contexto ambiental
Considerações

Pré-requisitos: Ensino Médio

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada – preparação de apostila.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas de fontes embalagens, confecções de protótipos (prática), triagem dos conceitos, estratégias de marketing, análise dos produtos e negócios, conceitos de comercialização e logística.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Ampla experiência na área de Facaria e Desenvolvimento de Embalagens. É empresário do setor de embalagens, ligado também ao fabrico de produtos para conservação e preservação de acervos, e na linha comercial de embalagens para presentes, eventos, alimentos, logística, e outros.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Inglês para o atendimento a Hospitalidade (serviços, comércio, turismo, restauração e outros)

Descritivo: Programa destinado a pessoas que atuam, ou atuarão, neste segmento de mercado, comunicando-se em inglês com estrangeiros e/ou turistas que estejam visitando nosso país, circulando em hotéis, shoppings, restaurantes, casas noturnas, etc.
.
Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Tendo em vista o crescente incentivo do turismo em nosso país, identificamos a necessidade de rápida e eficiente qualificação de profissionais para suprir esta já existente demanda, garantindo assim um atendimento eficiente, customizado e produtivo para os turistas estrangeiros.

Público-alvo: Pessoas que atuam, ou atuarão, nas áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, transportes do setor e afins.
.
Objetivo: Familiarização do profissional com situações, diálogos, e vocabulários pertinentes a cada categoria ligada a este segmento, habilitando-o a fornecer informações, localizações , breves diálogos, assim como receber sugestões e/ou reclamações.

Conteúdo programático:
Gramática - orações, pronomes e verbo “to be”
Gramática - verbos, adjetivos, advérbios e artigos
Números , dias, meses, e expressões de tempo
Apresentações, cumprimentos e informações
Localizações e meios de transporte
No aeroporto...
No hotel...
No shopping...
Na hora das refeições...
Turismo e lazer
.
Pré-requisitos: Turma de iniciantes: Ensino médio completo
Turma intermediária: Ensino médio completo + Curso básico de inglês

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.
.
Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 20 módulos de 02 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada – artigos e conteúdos eletrônicos, preparação de apostila.
Metodologia: Ao longo do curso teremos aulas teóricas, práticas, estudo e discussão de casos, exercícios, e outros
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: o ministrante possui sólida formação no idioma, além de ser pós-graduado em Marketing e Gestão Estratégica pela UCAM. Foi responsável pela Comissão Organizadora dos 13º, 14º. 15º. e 16º. Congressos Internacionais de Odontologia- Riocentro- Rio de Janeiro e Organizadora do Departamento Social e, nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, foi assistente geral do Comitê Organizador e do departamento de Meio Ambiente, dentre outras qualificações.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Iniciação a Prática de Sommelier e Visão de Enofilia

Descritivo: Sommelier é um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos e de todos os assuntos correlatos a este. Pode também ser o responsável pela seleção, compra, armazenamento e rotação de adegas e elaboração de cartas de vinhos para restaurantes e similares.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Área com reais perspectivas de carreira, pois o mercado valoriza profissionais com informação, visão e prática qualificada. A profissão, bastante tradicional na Europa e em países com maior cultura vinícola, é relativamente nova no Brasil, mas vai ganhando espaço. Além dos restaurantes, hoje há sommeliers bem treinados também orientando clientes nas importadoras de vinhos, lojas especializadas, prestando consultoria sobre a bebida, atuando como consultor, em hotéis, supermercados, buffets, resorts, empresas de serviços alimentícios, caterings e muitos outros.

Público-alvo: Profissionais que atuem ou desejem atuar na área de alimentos e bebidas. Equipes de cozinha, maitres, chefs, nutricionistas, administradores, educadores, jornalistas e pessoas em geral que desejem ampliar e polir seu alcance cultural. Propiciar orientações quanto ao tema para pessoas que desejem polir a arte de bem receber em suas áreas de convivência – anfitriãs e anfitriões.

Objetivo: Ofertar ao participante o conhecimento básico sobre a visão e história do vinho e exigências da arte e profissão de sommelier.

Conteúdo programático:
Funções, atribuições e perspectivas profissionais do sommelier
Histórico da enologia
Viticultura e terroir
Tipos de vinhos
Processo de produção do vinho
Tipos e classificação de vinhos nacionais e estrangeiros
Características da degustação e do degustador
Estilos de consumo, armazenamento e guarda de vinhos
Garrafas, rolhas e sua importância na preservação do vinho
Países produtores de vinho e suas regiões viníferas

Pré-requisitos: Maiores de 18 anos. Menores, a partir de 16 anos, somente acompanhado de responsável que deverá estar - igualmente ao menor - matriculado no curso, apesar de não haver o consumo de bebida alcoólica durante as aulas.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas.
Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, exercícios e outros.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: ministra diversos cursos culturais e acadêmicos na área. O estudo, viagens nacionais e internacionais e a busca de novidades, informações e produtos do setor é uma rotina em sua carreira e vida. Formado pela a ABS, premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. É especialista internacional em vinho do Porto.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Introdução a Gestão de Restaurantes, Bares e Similares

Descritivo: Curso desenvolvido para empresários e profissionais da área de restaurantes, bares e similares, que administram ou administrarão estabelecimentos do segmento, ofertando uma ampla visão da proposta.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: O profissional desta área poderá se candidatar a atuar no auxílio a administração de restaurantes, bares, cafeterias, choperias, buffets, lanchonetes, doceria, delicatésses e similares, além de adquirir competência para administrar negócio próprio.

Público-alvo: Alunos que buscam uma bagagem cultural, informativa e educacional ampliada para auxiliar na gestão e administração de negócios ligados ao segmento.

Objetivo: Permitir que o aluno compreenda a realidade das empresas do segmento, além de proporcionar orientação para a formação de profissionais pautados na observação de preceitos éticos, culturais e de responsabilidade social, através de conhecimentos, técnicas, habilidades e competências para o aluno que busca a iniciação e aperfeiçoamento em empreendimentos gastronômicos alinhado às necessidades do mercado. Destinado ao desenvolvimento de competências para a aplicação de técnicas gerenciais inovadoras visando melhorar os resultados dos serviços de alimentos e bebidas, gerenciamento de compras e estoques, e outros, adequando-se a legislação vigente, utilização de ferramentas de marketing e outros.

Conteúdo programático:
Panorama Atual e Conhecimentos Básicos sobre o Setor de A&B
Características e Aspectos Peculiares dos Serviços de A&B
A Prestação de Serviços em A&B
Qualidade do Atendimento em A&B
Marketing no setor de A&B
Noções de gerenciamento de compra e venda
Noções de Legislação vigente
A Importância e cuidados na elaboração do Cardápio
Cargos e Funções em Restaurantes, Bares e similares
Conceitos e Definições Importantes do Setor
O Surgimento do negócio de restaurantes
Mercado de Restaurantes, Bares e Similares
Tipos de estabelecimentos de gastronomia e tipos de serviços
Associações do Setor

Pré-requisitos: Ensino Médio completo.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas.
Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.

Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, exercícios e outros.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: consultor empresarial na área de restauração, administrador de empresas, Chef Gastronômico e empresário do setor de alimentação (restaurante). Também é oriundo da Indústria do Entretenimento e Cinema.
Ministra cursos e palestras no segmento. Detentor de diversos prêmios pessoais e empresariais na área de gastronomia e negócios.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Introdução a História da Gastronomia

Descritivo: Aulas voltadas a temática do desenvolvimento da gastronomia através dos tempos, desde seus primórdios e tradições até o contexto contemporâneo. As influências da produção, importação e exportação de alimentos através do mercado global. A busca incessante do homem pela melhor nutrição do corpo e espírito. A atualização e adequação dos profissionais a um mercado cada vez mais exigente, e muito mais.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Poderão atuar ligados a segmentos empresariais e educacionais direcionados a Alimentos e Bebidas, como consultor gastronômico, gerente de banquete, restaurantes, bares e similares, outros.

Público-alvo: Profissionais que atuem ou desejem atuar na área de alimentos e bebidas. Equipes de cozinha, maitres, nutricionistas, administradores, educadores, jornalistas e pessoas em geral que desejem ampliar e polir seu alcance cultural.

Objetivo: Contribuir com o mercado de gastronomia fornecendo informações capazes de agregar valor e melhoria da qualidade dos serviços prestados por profissionais que já atuam ou pretendam atuar no segmento.Vis a o aprimoramento da formação de profissionais do segmento e do público em geral interessado em Gastronomia.

Conteúdo programático:
Primórdios da alimentação através da história
A religião e suas influências na alimentação
Usos e costumes na gastronomia
Evolução tecnológica e gastronômica
Relações da globalização e a gastronomia
Os fatores sociais e a alimentação
História da gastronomia no Brasil
Diferenciais e influências regionais
Mercantilismo, Invasões, Colonização e Expansões Marítimas.

Pré-requisitos: Desejável Ensino Médio, mas descartável base a partir do Ensino Fundamental. O discurso será adequado aos diversos participantes.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas. Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, exercícios e outros.
Recursos de aulas:Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Experiência de 24 anos nas áreas de chefia de cozinha, consultor gastronômico, professor de culinária, gerente de A&B em empresas, escolas de culinária , restaurantes, hotéis e resorts. Palestrante em empresas, restaurantes e entidades de renome internacional.
Integralizador de idéias e otimizador para restaurantes e hotéis, através do foco em resultados, gestão e liderança; e possuidor de experiência internacional em restaurantes e cafés dos Estados Unidos, Europa, dentre outros.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor na Indústria da Hospitalidade

Descritivo: Com conteúdo e linguagem técnica facilmente traduzida e adaptada para o entendimento amplo dos ouvintes/participantes, a disciplina estuda o Direito e Legislação pertinentes ao contexto do setor de Hospitalidade, envolvendo aspectos históricos, conceituais, sociais e legais do Direito das Relações de Consumo, contribuindo para a capacitação, formação e desempenho profissional e pessoal do aluno, para que adquira consciência da cidadania, lide com questões diversas nos mais variados campos de abrangência do Código de Defesa do Consumidor, a fim de que possa atender de forma diferenciada a todas as espécies de demandas, tanto na prevenção como na defesa de fornecedores e consumidores, desempenhe com mais segurança e competência suas atividades com atenção à legislação em vigor, objetivando sua reflexão e aplicação concreta sob o prisma da dinâmica empresarial, oferecendo aplicabilidade tanto sob o contexto e ótica do consumidor como das empresas.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Área com reais perspectivas de conferir e agregar valor a carreiras, pois o mercado valoriza profissionais com informação, visão e prática qualificada e heterogênea. O aluno terá capacidade de aprender, se reciclar e se adaptar às antigas e novas exigências legais impostas pela dinâmica legal e pelo mercado de Hospitalidade. Receberá conhecimentos técnicos e habilidades para ampliar a perspectiva de administrar seu próprio negócio ou participar de empresas e empreendimentos de terceiros e, principalmente, oferecerá uma gama de informações necessárias tanto sob a ótica do empresariado como – e principalmente – do consumidor.

Público-alvo: Este curso foi especialmente desenhado para atender, informar, atualizar e conferir conhecimento amplo de seus direitos e deveres tanto para os consumidores do Setor de Hospitalidade (Turismo, Hotelaria, Sistemas de Hospedagens diversas, Restauração/alimentos/gastronomia, Agências de Viagens, Agências de transportes diversos, dentre outros), como para o empresariado e profissionais destes diversos nichos. Os participantes são pessoas que buscam uma bagagem cultural, informativa e educacional ampliada para auxiliar na gestão e administração de negócios ligados ao segmento, desempenhar melhor a sua função/cargo administrativo, ou efetivamente ampliar a sua bagagem cultural e informativa, dentre outras questões.

Objetivo: Conhecer e conferir noções básicas das normas jurídicas que regulamentam as relações sociais, contratuais ou não, especialmente as relações de consumo e preparar os participantes para a prevenção de litígios na área, trazendo estes conhecimentos de conteúdo e linguagem técnica facilmente traduzidos e adaptados para o entendimento amplo dos ouvintes/participantes consumidores e prestadores de serviços/produtos do Setor.

Conteúdo programático:
Responsabilidade Civil: Elementos da Responsabilidade Civil; Responsabilidade Civil Objetiva; Responsabilidade Civil nas Relações de Consumo; Responsabilidade Civil da Administração Pública.
Direito do Consumidor: O Direito do Consumidor: Origem, Finalidade e Princípios; Relação de Consumo e seus Elementos; A Proteção Contratual do Consumidor; A tutela Jurisdicional do Consumidor.
Visão ampliada: Direito, conceito, Ordenamento jurídico, Legislação aplicável, Classificação de serviços de hospedagem, Legislação aplicável, Prestadores de serviços, Meios de hospedagem, Conceito de consumidor, Conceito de fornecedor/prestador de serviço, Contratos de turismo, Contratos de adesão, Cláusulas abusivas e leoninas, Conceitos de direitos Individuais, Individuais Homogêneos, Coletivos, Difusos, Transindividualidade, Indivisibilidade.
Como exercer os direitos de consumidor: da busca por informação até o conhecimento das Agências reguladoras (Procon, Associações Civis, Juizado Especial Cível) e Justiças Comum, Federal, Ministério Público, Procuradoria de Assistência Judiciária.
Fundamentos das Relações de Consumo: os Fundamentos da Proteção Jurídica dos Consumidores, Código de Defesa do Consumidor e sua influência a Sociedade e Análise das relações de consumo.
Práticas Comerciais nas Relações de Consumo: do estudo da atividade negocial no CDC e análise da legislação sobre a oferta de produtos e serviços, a realização de negócios fora do estabelecimento comercial (internet, televendas, etc), práticas comerciais abusivas, cadastros de consumidores e os serviços de proteção ao crédito, dentre outros.
Responsabilidades do consumidor: Como utilizar o poder de escolha de forma consciente; contribuição para a preservação do Meio Ambiente;contribuição para o consumo das gerações futuras evitando desperdícios; o lixo descartado; a nota fiscal; entidade de defesa do consumidor; exigência dos direitos violados, dentre outros.
Sistema do Código de Defesa do Consumidor: Interpretação e Princípios do CDC; código de Proteção e Defesa do Consumidor, política Nacional de Relações de Consumo, Direitos básicos do Consumidor, qualidade de Produtos e Serviços – Prevenção e Reparação de Danos, Responsabilidades de Produtos, Serviços, Vícios de Produtos e Serviços, Proteção Contratual/Contratos de Adesão, Cláusulas Abusivas, Defesa do Fornecedor de Produtos e do Prestador de Serviços.
Tutela Jurisdicional do Consumidor: Análise da teoria geral do processo, vias processuais à disposição do consumidor, Desconsideração da personalidade jurídica, Tutela Jurisdicional dos Interesses Difusos, Disposições gerais da defesa do consumidor em juízo, ônus da prova no direito das relações de consumo, Ações coletivas para a Defesa de Interesses Individuais Homogêneos e de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços, Convenção coletiva de consumo, Ação civil pública em face do direito das relações de consumo; Facilitação de acesso à justiça, juizados especiais cíveis, e outros, Inquérito civil e o compromisso de ajustamento de conduta, dentre outros.

Pré-requisitos: Desejável Ensino Médio. O discurso será adequado à formação heterogênea dos diversos participantes.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 60 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 12 módulos de 05 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Código de Defesa do Consumidor, outros indicados no decorrer das aulas
Metodologia: Aulas expositivas, com base teórica, leitura e conhecimento das normas jurídicas e contato com a jurisprudência, mediante a análise de casos concretos.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Advogado, Consultor Jurídico e Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito Econômico e Socioambiental pela PUC-PR, já tendo exercido os cargos de Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Procurador-Geral da Agência Reguladora de Transportes do Estado do RJ e de Coordenador Técnico da Câmara Jurídica da Associação Brasileira de Agências Reguladoras – ABAR

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.

Título: Sua nova profissão: Interrelacionista Empresarial (hostess/host)

Descritivo: A informação e cultura cada vez mais apurada por parte do consumidor e o leque de ofertas e concorrência do segmento, traz destaque para a recepção cativante e profissionalizada a frequentadores de restaurantes, bares, cafés e até mesmo supermercados como estratégia de conquista do cliente. Motivados por esta tendência de mercado, os chamados anfitriões - que para o sexo feminino são denominadas de hostess e, para o masculino, host - cada vez são mais requisitados. Mas se engana quem pensa que para ocupar tal posição é preciso apenas ser jovem e detentor de privilegiada estética. Hoje, as empresas querem pessoas talhadas para a arte de receber, representar e manter muito bem o seu negócio e marca.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: O/A Interrelacionista Empresarial (host ou hostess) é um/a profissional de atendimento e comunicação com o cliente que tem como atividade precípua realizar sua performance de maneira o mais personalizado e eficiente possível, de acordo com os protocolos e regras de etiqueta e estilo para a “casa” em que ele/a desempenha a função. O Interrelacionista Empresarial pode se inserir em um conjunto diversificado de atividades uma vez que o mercado de trabalho é bastante amplo e multisetorizado dentro do contexto de relacionamento. Poderá atuar em todo o tipo de ocasião que demande um/a profissional para realizar um atendimento de alta qualidade e customizado, tais como: Restaurantes, Bares, Cafés, Casas de chá, Catering, Buffets, Recepções, Convenções, Festas, Coquetéis, Homenagens, Hotéis, Resorts, Parques temáticos, Abrigos, albergues e similares para grupos especiais (idosos, crianças, outros), Agências de viagens, turismo e lazer, Empresas e agências de consultoria e eventos, Cultura e entretenimento, Setor de transportes (portos, aeroportos e outros), Setores de congressos, exposições, feiras esportivas, de moda, beleza e estética e outras, eventos comerciais e sociais em geral, feiras comerciais e industriais, Centros de informações e organizações da Hospitalidade,
Setores diversos do entretenimento e negócios direcionados ao mercado de mega-eventos (Copa do Mundo FIFA de 2014, Copa das Confederações de 2013, Jogos Olímpicos e Jogos Para-Olímpicos de 2016, Feiras de Alimentos e Bebidas, Oil&Gas, e outros), Indústria de Alimentos e Bebidas, Áreas de contato e distribuição junto a pontos de vendas, e outros.
Exterior ao nicho de Hospitalidade e A&B, atuam em todos e quaisquer segmentos que requeiram o trato, planejamento e interrelacionamento humano, tais como: Indústria e comércio, Shopping centers, Hipermercados, Lojas, Escritórios de advocacia, Setor financeiro e securitário, Setor de saúde (hospitalar, clínico, farmacêutico e congêneres), Setor da construção, Setor de Moda e Beleza (Spas, Joalherias, outros), Instituições Educacionais e Culturais (escolas, cursos, universidades, museus, outros), Instituições esportivas e muitos outros setores de serviços privado e público.

Público-alvo: Participantes que buscam uma bagagem cultural, informativa e educacional ampliada para a polidez da arte de bem receber e conviver, no contexto empresarial oferecendo também aplicabilidade no contexto sócio-residencial.

Objetivo: Capacitar e qualificar profissionais para atendimento personalizado aos clientes contextualizados nas diversas áreas de atuação da hospitalidade, gastronomia e serviços, estando inseridos nesta categoria todos os segmentos que exijam o contato e comunicação entre pessoas.
Propiciar orientações de postura social para pessoas que desejem polir a arte de bem receber em suas áreas de convivência – anfitriãs e anfitriões.

Conteúdo programático:
Marketing pessoal
Marketing de relacionamento ou fidelização
Qualidade no Atendimento ao Cliente
Comunicação interpessoal
Postura, Etiqueta e boas maneiras
Postura e impostação Vocal - A voz como Instrumento Profissional
Maquiagem, Estilo e Moda
Higiene Pessoal
Administração e controle de agenda e database
Mise En Place
Conhecimentos de Menu e Cardápios
Higiene e Manipulação de Alimentos
Noções de Psicologia no atendimento ao cliente
Noções jurídicas pertinentes a área
Cargos e atribuições da brigada de restaurante
Características desejáveis do/a host ou hostess
Principais atividades da profissão
Relações Humanas - O processo de “feedback”
Hospitalidade e bem estar
Metodologia e noções de administração de conflitos

Pré-requisitos: Ensino Fundamental concluído.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas. Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, teatralização, simulações, exercícios e trabalhos em classe e/ou domiciliar, seminários relâmpago com profissionais de áreas envolvidas no conteúdo programático, outros.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Consultora de marketing e planejamento, com capacitação técnica e formação intelectual e cultural também nas áreas de Gestão de Pessoas, Psicologia e Gastronomia. Em seu “puzzle” curricular, empresarial e cultural afloram experiências junto a grandes empresas nacionais e transnacionais nas áreas de base até direção, gestão e liderança, auditoria, mercados financeiro e de saúde, marketing, relações empresariais, relações com o mercado, atuando ora como contratada, ora como Consultora, Orientadora empresarial & Coach. É palestrante nas áreas de Marketing, Qualidade, Liderança, Gestão Gastronômica e segmentos da hospitalidade e gastronomia, dentre outros; e Orientadora Educacional ministrando cursos universitários e treinamentos empresariais em alguns dos núcleos acima citados. Atualmente também escreve para jornais, revistas e blogs.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.