Título: Iniciação a Prática de Sommelier e Visão de Enofilia

Descritivo: Sommelier é um profissional especializado, encarregado em conhecer os vinhos e de todos os assuntos correlatos a este. Pode também ser o responsável pela seleção, compra, armazenamento e rotação de adegas e elaboração de cartas de vinhos para restaurantes e similares.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Área com reais perspectivas de carreira, pois o mercado valoriza profissionais com informação, visão e prática qualificada. A profissão, bastante tradicional na Europa e em países com maior cultura vinícola, é relativamente nova no Brasil, mas vai ganhando espaço. Além dos restaurantes, hoje há sommeliers bem treinados também orientando clientes nas importadoras de vinhos, lojas especializadas, prestando consultoria sobre a bebida, atuando como consultor, em hotéis, supermercados, buffets, resorts, empresas de serviços alimentícios, caterings e muitos outros.

Público-alvo: Profissionais que atuem ou desejem atuar na área de alimentos e bebidas. Equipes de cozinha, maitres, chefs, nutricionistas, administradores, educadores, jornalistas e pessoas em geral que desejem ampliar e polir seu alcance cultural. Propiciar orientações quanto ao tema para pessoas que desejem polir a arte de bem receber em suas áreas de convivência – anfitriãs e anfitriões.

Objetivo: Ofertar ao participante o conhecimento básico sobre a visão e história do vinho e exigências da arte e profissão de sommelier.

Conteúdo programático:
Funções, atribuições e perspectivas profissionais do sommelier
Histórico da enologia
Viticultura e terroir
Tipos de vinhos
Processo de produção do vinho
Tipos e classificação de vinhos nacionais e estrangeiros
Características da degustação e do degustador
Estilos de consumo, armazenamento e guarda de vinhos
Garrafas, rolhas e sua importância na preservação do vinho
Países produtores de vinho e suas regiões viníferas

Pré-requisitos: Maiores de 18 anos. Menores, a partir de 16 anos, somente acompanhado de responsável que deverá estar - igualmente ao menor - matriculado no curso, apesar de não haver o consumo de bebida alcoólica durante as aulas.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas.
Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, exercícios e outros.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: ministra diversos cursos culturais e acadêmicos na área. O estudo, viagens nacionais e internacionais e a busca de novidades, informações e produtos do setor é uma rotina em sua carreira e vida. Formado pela a ABS, premiado em diversos concursos nacionais e internacionais. É especialista internacional em vinho do Porto.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.