Highlight do Mercado (**)

Somente a área de restauração responde por 8% dos empregos no país, equivalendo a quase seis milhões de vagas e reflexo de 2,4% do PIB, segundo a Abrasel.
Já na área de Hospitalidade, conforme dados do IPEA, em dez/2007 existiam 1,9 milhão de trabalhadores vinculados as atividades características da área, representando 2,5% do total de ocupados na economia brasileira.
No período compreendido entre dez/2002 a dez/2008, houve um crescimento de 3,1%, sendo superior ao crescimento de ocupação total da economia de 2,6% aa, com ênfase nos setores de hospedagem e alimentação.
As regiões Sudeste e Nordeste concentram mais de 70 % do total de trabalhadores no setor, sendo que só a região Sudeste responde por mais de 50% dos trabalhadores formais.
Investidores nacionais e internacionais aportam novos recursos no setor, na construção de hotéis, restaurantes e outros equipamentos turísticos, além de grupos de alimentação do exterior em sistemas de franquias que analisam as condições para se expandir em nosso mercado resultando cada vez mais na necessidade e demanda de profissionais capacitados e aptos as contratações.Segundo dados da Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica do Turismo, realizada pela FGV para o MTur, é informado que especificamente o setor de Turismo aumentou em 7% os postos de trabalho em 2009, e a previsão para 2010 é de mais 4,9% de novas contratações no ano, vislumbrando a ampliação de negócios no setor estimulados pela recuperação do crescimento da economia brasileira e, em menor escala, da internacional.
O Brasil, hoje é considerado a 13ª economia do turismo no mundo e deve ser, em 2010, o 7º país no mundo em que o turismo gera mais empregos, em termos absolutos – nas previsões do WTTC, que reúne os maiores empresários de turismo do mundo, segundo avaliação da EMBRATUR.
E todo este real, presente e promissor cenário ainda contempla a geração de demandas provenientes da aquisição para o país de megaeventos esportivos, desde 2009, como os Jogos Mundiais Militares de 2011, a Copa do Mundo FIFA de 2014 que, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a expectativa é de geração de 3,6 milhões de novos postos no país; Copa das Confederações de 2013, Jogos Olímpicos 2016 e dos Jogos Para-Olímpicos de 2016.
A expectativa é que em um mês 500 mil turistas – 10% do total que o país recebe em um ano inteiro – acorram às cidades onde acontecerão a Copa do Mundo FIFA de 2014, segundo dados do Ministério do Turismo.
Mas apenas investimentos e expansão no Setor de Hospitalidade com o aporte de novos complexos hoteleiros, restaurantes e similares, e atração de mega-eventos internacionais, não se bastam se não houver profissionais altamente qualificados ao atendimento do exigente público turístico.
Todos estes fatos favorecem o cenário e ambiente para a formação dos novos especialistas e profissionais, como ferramenta indispensável para o êxito e sucesso empresarial e pessoal. Desenvolve-se a ENGENHO.