Título: Introdução a História da Gastronomia

Descritivo: Aulas voltadas a temática do desenvolvimento da gastronomia através dos tempos, desde seus primórdios e tradições até o contexto contemporâneo. As influências da produção, importação e exportação de alimentos através do mercado global. A busca incessante do homem pela melhor nutrição do corpo e espírito. A atualização e adequação dos profissionais a um mercado cada vez mais exigente, e muito mais.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Poderão atuar ligados a segmentos empresariais e educacionais direcionados a Alimentos e Bebidas, como consultor gastronômico, gerente de banquete, restaurantes, bares e similares, outros.

Público-alvo: Profissionais que atuem ou desejem atuar na área de alimentos e bebidas. Equipes de cozinha, maitres, nutricionistas, administradores, educadores, jornalistas e pessoas em geral que desejem ampliar e polir seu alcance cultural.

Objetivo: Contribuir com o mercado de gastronomia fornecendo informações capazes de agregar valor e melhoria da qualidade dos serviços prestados por profissionais que já atuam ou pretendam atuar no segmento.Vis a o aprimoramento da formação de profissionais do segmento e do público em geral interessado em Gastronomia.

Conteúdo programático:
Primórdios da alimentação através da história
A religião e suas influências na alimentação
Usos e costumes na gastronomia
Evolução tecnológica e gastronômica
Relações da globalização e a gastronomia
Os fatores sociais e a alimentação
História da gastronomia no Brasil
Diferenciais e influências regionais
Mercantilismo, Invasões, Colonização e Expansões Marítimas.

Pré-requisitos: Desejável Ensino Médio, mas descartável base a partir do Ensino Fundamental. O discurso será adequado aos diversos participantes.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas. Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, exercícios e outros.
Recursos de aulas:Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Experiência de 24 anos nas áreas de chefia de cozinha, consultor gastronômico, professor de culinária, gerente de A&B em empresas, escolas de culinária , restaurantes, hotéis e resorts. Palestrante em empresas, restaurantes e entidades de renome internacional.
Integralizador de idéias e otimizador para restaurantes e hotéis, através do foco em resultados, gestão e liderança; e possuidor de experiência internacional em restaurantes e cafés dos Estados Unidos, Europa, dentre outros.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.