Título: Sua nova profissão: Interrelacionista Empresarial (hostess/host)

Descritivo: A informação e cultura cada vez mais apurada por parte do consumidor e o leque de ofertas e concorrência do segmento, traz destaque para a recepção cativante e profissionalizada a frequentadores de restaurantes, bares, cafés e até mesmo supermercados como estratégia de conquista do cliente. Motivados por esta tendência de mercado, os chamados anfitriões - que para o sexo feminino são denominadas de hostess e, para o masculino, host - cada vez são mais requisitados. Mas se engana quem pensa que para ocupar tal posição é preciso apenas ser jovem e detentor de privilegiada estética. Hoje, as empresas querem pessoas talhadas para a arte de receber, representar e manter muito bem o seu negócio e marca.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: O/A Interrelacionista Empresarial (host ou hostess) é um/a profissional de atendimento e comunicação com o cliente que tem como atividade precípua realizar sua performance de maneira o mais personalizado e eficiente possível, de acordo com os protocolos e regras de etiqueta e estilo para a “casa” em que ele/a desempenha a função. O Interrelacionista Empresarial pode se inserir em um conjunto diversificado de atividades uma vez que o mercado de trabalho é bastante amplo e multisetorizado dentro do contexto de relacionamento. Poderá atuar em todo o tipo de ocasião que demande um/a profissional para realizar um atendimento de alta qualidade e customizado, tais como: Restaurantes, Bares, Cafés, Casas de chá, Catering, Buffets, Recepções, Convenções, Festas, Coquetéis, Homenagens, Hotéis, Resorts, Parques temáticos, Abrigos, albergues e similares para grupos especiais (idosos, crianças, outros), Agências de viagens, turismo e lazer, Empresas e agências de consultoria e eventos, Cultura e entretenimento, Setor de transportes (portos, aeroportos e outros), Setores de congressos, exposições, feiras esportivas, de moda, beleza e estética e outras, eventos comerciais e sociais em geral, feiras comerciais e industriais, Centros de informações e organizações da Hospitalidade,
Setores diversos do entretenimento e negócios direcionados ao mercado de mega-eventos (Copa do Mundo FIFA de 2014, Copa das Confederações de 2013, Jogos Olímpicos e Jogos Para-Olímpicos de 2016, Feiras de Alimentos e Bebidas, Oil&Gas, e outros), Indústria de Alimentos e Bebidas, Áreas de contato e distribuição junto a pontos de vendas, e outros.
Exterior ao nicho de Hospitalidade e A&B, atuam em todos e quaisquer segmentos que requeiram o trato, planejamento e interrelacionamento humano, tais como: Indústria e comércio, Shopping centers, Hipermercados, Lojas, Escritórios de advocacia, Setor financeiro e securitário, Setor de saúde (hospitalar, clínico, farmacêutico e congêneres), Setor da construção, Setor de Moda e Beleza (Spas, Joalherias, outros), Instituições Educacionais e Culturais (escolas, cursos, universidades, museus, outros), Instituições esportivas e muitos outros setores de serviços privado e público.

Público-alvo: Participantes que buscam uma bagagem cultural, informativa e educacional ampliada para a polidez da arte de bem receber e conviver, no contexto empresarial oferecendo também aplicabilidade no contexto sócio-residencial.

Objetivo: Capacitar e qualificar profissionais para atendimento personalizado aos clientes contextualizados nas diversas áreas de atuação da hospitalidade, gastronomia e serviços, estando inseridos nesta categoria todos os segmentos que exijam o contato e comunicação entre pessoas.
Propiciar orientações de postura social para pessoas que desejem polir a arte de bem receber em suas áreas de convivência – anfitriãs e anfitriões.

Conteúdo programático:
Marketing pessoal
Marketing de relacionamento ou fidelização
Qualidade no Atendimento ao Cliente
Comunicação interpessoal
Postura, Etiqueta e boas maneiras
Postura e impostação Vocal - A voz como Instrumento Profissional
Maquiagem, Estilo e Moda
Higiene Pessoal
Administração e controle de agenda e database
Mise En Place
Conhecimentos de Menu e Cardápios
Higiene e Manipulação de Alimentos
Noções de Psicologia no atendimento ao cliente
Noções jurídicas pertinentes a área
Cargos e atribuições da brigada de restaurante
Características desejáveis do/a host ou hostess
Principais atividades da profissão
Relações Humanas - O processo de “feedback”
Hospitalidade e bem estar
Metodologia e noções de administração de conflitos

Pré-requisitos: Ensino Fundamental concluído.

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada e indicada no decorrer das aulas. Artigos, livros eletrônicos e monografias serão utilizados.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, estudo e discussão de casos, teatralização, simulações, exercícios e trabalhos em classe e/ou domiciliar, seminários relâmpago com profissionais de áreas envolvidas no conteúdo programático, outros.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Consultora de marketing e planejamento, com capacitação técnica e formação intelectual e cultural também nas áreas de Gestão de Pessoas, Psicologia e Gastronomia. Em seu “puzzle” curricular, empresarial e cultural afloram experiências junto a grandes empresas nacionais e transnacionais nas áreas de base até direção, gestão e liderança, auditoria, mercados financeiro e de saúde, marketing, relações empresariais, relações com o mercado, atuando ora como contratada, ora como Consultora, Orientadora empresarial & Coach. É palestrante nas áreas de Marketing, Qualidade, Liderança, Gestão Gastronômica e segmentos da hospitalidade e gastronomia, dentre outros; e Orientadora Educacional ministrando cursos universitários e treinamentos empresariais em alguns dos núcleos acima citados. Atualmente também escreve para jornais, revistas e blogs.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.