Título: Aromatologia Gastronômica

Descritivo: A Aromatologia Gastronômica é o estudo dos óleos essenciais e suas diferentes estruturas químicas, direcionado à aplicação em gastronomia.
Óleos Essenciais são princípios voláteis, altamente concentrados, com efeitos terapêuticos, extraídos de plantas aromáticas. Atualmente estas substâncias são amplamente estudadas e chamam a atenção por sua diversidade de aplicação tanto na área de saúde, setores industriais, cosméticos, perfumaria, como em alimentos e bebidas.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Profissionais e estudantes na área de gastronomia são beneficiados por adquirirem um conhecimento de caráter inovador que traz requinte e diferentes sabores as criações gastronômicas que podem variar desde drinks, aperitivos até saladas e pratos principais diversos, quentes e frios.

Público-alvo: Pessoas interessadas em gastronomia, Chefes de cozinha, estudantes de gastronomia, outros.

Objetivo: Trazer ao público o conhecimento sobre o uso dos óleos essenciais com segurança e destreza no preparo de alimentos e bebidas, e na elaboração de pratos mais saudáveis e saborosos.

Conteúdo programático:
Emprego dos óleos essenciais na culinária
Estudo de 20 óleos essenciais
Estudo de 05 carreadores
Métodos de extração
Estrutura química
Atuação sobre o organismo humano
Atuação sobre o estado psicológico e comportamental
Indicações e contra indicações
Receitas e combinações
Visão do Mercado

Pré-requisitos: Ensino Médio

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada – preparação de apostila.
Metodologia: Ao longo das aulas serão abordados o conceito de óleos essenciais, estudo das estruturas químicas dos mesmos, seus efeitos no organismo humano e sua utilização em culinária. O ensino tem foco na dinâmica de grupo, interatividade e utilização de recursos visuais, bem como, do contato direto com tais substâncias para o treinamento do olfato dos estudantes.

Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: o ministrante atua na Indústria de Bem Estar há quase 20 anos. Possui formação e especialização nacional e internacional em Aromatologia, desempenhando trabalhos para grandes marcas internacionais, tanto no Brasil quanto no exterior
.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.