Título: Embalagens cartonadas – aplicações e importância na Gastronomia

Descritivo: Conceituar e ampliar a capacidade de informações a respeito do universo Gourmet no que diz respeito a identidade visual e comercialização de produtos, capacitar o aluno a criar e aplicar conceitos e padrões metodológicos de embalagens e papéis, tornando-o apto a tomar decisões quanto ao uso correto de cada produto e suas formas de aplicabilidade e comercialização. Este curso foi, ainda, desenvolvido com o propósito de multiplicar e expandir o conhecimento sobre embalagens, seu mercado e aplicabilidades, condensando informações que partem da concepção, design, materiais, processos de transformação e sua utilização, porque a embalagem certa não depende só do tipo de material escolhido. Sua principal função é a proteção do produto que ela envolve, permitindo um transporte adequado, entre outras funções.

Perfil Profissional e Mercado Trabalho: Área com reais perspectivas de carreira, pois o mercado valoriza profissionais com informação, visão e prática qualificada. O aluno terá capacidade de se reciclar e se adaptar às novas tecnologias e aos ambientes impostos pela dinâmica do mercado de Alimentos e Bebidas. Receberá conhecimentos técnicos e habilidades para ampliar a perspectiva de realizar, implementar e gerenciar seu próprio negócio ou participar de empresas e empreendimentos de terceiros e, principalmente, oferecerá uma gama de informações necessárias ao empresário, funcionário e outros do setor de alimentos e bebidas que tem em sua rotina funcional esta obrigação e/ou precisam se interrelacionar com a área de seleção, contratação e compra destes materiais nas empresas em que trabalha.

Público-alvo: Interessados em designers, nutrição, fornecedores de alimentos, empresários, chefs e produtores gastronômicos, dentre outros que buscam informações e formas de metodologia corretas para a aplicação de embalagens em alimentos

Objetivo: Proporcionar ao participante do curso noções básicas de como desenvolver um designer de embalagem correto para um alimento utilizando embalagens cartonadas, obedecendo aos critérios metodológicos coerentes e tendo uma visão de mercado que identifique e compreenda as tendências sociais atuais e, principalmente, ofertar uma gama de informações necessárias ao empresário, funcionário e outros do setor de alimentos e bebidas que tem em sua rotina funcional esta obrigação e/ou precisam se interrelacionar com a área de seleção, contratação e compra destes materiais nas empresas em que trabalha, proporcionando uma visão e conhecimento das reais técnicas e necessidades que melhor se enquadram em suas categorias, produtos e serviços, preparando-o para manter um diálogo consistente e objetivo na hora da decisão de execução/compra.

Conteúdo programático:
Características e Perspectivas do design de embalagens cartonadas na alimentação
O consumo doméstico, comercial, pequeno porte, coletivo institucional e de grande escala
Fatores extras alimentares determinam o foco do design
O food design
Universo Gourmet e as Embalagens Cartonadas
Criação ou Reformulação da Identidade Visual
Embalagens Valorizam o Produto – “appetite appeal”
Delivery gastronômico
Embalagens vestem o produto
Comunicação nas gôndolas
Cartões para Alimentos: Tipos, Conceitos, Layout apropriado, Impressão e Acabamento.
Avanços tecnológicos: Embalagens e Preservação do DNA Gastronômico
Cartonagem e desenvolvimento de Embalagens
Métodos básicos e nomenclatura de embalagens cartonadas
Modelos clássicos e novos designs de comunicação visual das embalagens de diversas categorias de alimentos e bebidas
Atenção ao escolher o papel cartão próprio para microondas
Principais vantagens das embalagens cartonadas
Contexto ambiental
Considerações

Pré-requisitos: Ensino Médio

Certificado(*): ENGENHO - M/PMG.H, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS.

Local(*): BARRA DA TIJUCA - CENTRO- Rio de Janeiro –RJ
Carga Horária: 40 horas
Dias e horários de realização: sob consulta
Modalidade: Presencial
Cronograma aulas: 10 módulos de 04 horas de duração, cada.
Data início: sob consulta
Bibliografia: Variada – preparação de apostila.
Metodologia: Aulas expositivas, aulas práticas, pesquisas de fontes embalagens, confecções de protótipos (prática), triagem dos conceitos, estratégias de marketing, análise dos produtos e negócios, conceitos de comercialização e logística.
Recursos de aulas: Multimídia
Número Mínimo e Máximo de Participantes: 20 a 40 pax
Ministrante: confirmado
Mini-currículo: Ampla experiência na área de Facaria e Desenvolvimento de Embalagens. É empresário do setor de embalagens, ligado também ao fabrico de produtos para conservação e preservação de acervos, e na linha comercial de embalagens para presentes, eventos, alimentos, logística, e outros.

(*) Conforme Instituição e localidade selecionada pelo aluno.